MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS SOCIAIS E VOLUNTARIADO

Apresentação

Diante das grandes desigualdades sociais e carência da sociedade, as pessoas têm se tornado mais críticas quanto às empresas que estejam focadas apenas no lucro. Além disso, os indivíduos têm procurado oportunidades para servir e tornar-se mais relevantes para a comunidade. Esse cenário trouxe um aumento significativo na demanda por negócios transformadores na sociedade e na procura por vagas para voluntariado. Gerir esse tipo de atividade, no entanto, pode ser tão complexo ou mais do que gerir uma empresa. Talvez por isso recrutadores estejam valorizando tanto as pessoas que vivem esse tipo de experiência no momento de selecionar candidatos para funções-chave de sua companhia. O MBA em Gestão de Voluntariado e Projetos Sociais da FAAMA surge para atender essa nova necessidade de gestão, formando profissionais com uma visão mais estratégica dos projetos sociais e capazes de engajar e mobilizar voluntários em seus projetos de transformação global.

Objetivos

  • Capacitar os envolvidos em programas de voluntariado a desenvolverem pessoas, influenciarem-nas positivamente e alcançar de maneira eficiente e eficaz os resultados propostos em seus projetos.

Público-alvo

Líderes envolvidos com projetos de voluntariado em todos os níveis organizacionais e institucionais em setores empresariais, educacionais e religiosos.



Critérios de Seleção

O candidato deve apresentar à Secretaria Acadêmica da faculdade: currículo, diploma e histórico escolar de graduação. A seleção será feita através de análise de currículo, verificação do histórico escolar e entrevista quando necessário, respeitando o número de vagas explicitado em edital.


screen

Avaliação

A avaliação da aprendizagem é expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez) com intervalo de 0,5 (meio ponto) e sendo 6 (seis) a nota mínima exigida para aprovação. A sistemática da avaliação envolve a consideração do aluno como um todo, avaliando o seu progresso, interesse e responsabilidade com a disciplina cursada.

Durante o curso, o aluno será submetido a um processo contínuo de avaliação em cada disciplina em diversas atividades tais como fóruns, pesquisas, questionários, provas, conforme estipulado pelos professores e resultando em sua nota final de cada disciplina.

A Coordenação do Curso também solicitará que seus alunos avaliem o programa em termos de sua coordenação, professores/tutores, atendimento administrativo, entre outros tópicos, através de um documento próprio de avaliação, cujos resultados servem de feedback para a melhoria e crescimento dos diversos setores da pós-graduação e da Instituição.

screen

Certificação

Para fins de certificação o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e demais exigências definidas no respectivo Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Organização Curricular


Ambientação em EAD (Carga horária: 24 horas)

Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito (Carga horária: 24 horas)

Empreendedorismo Social (Carga horária: 24 horas)

Ferramentas de Inovação Aplicadas a Projetos (Carga horária: 24 horas)

Fundraising e Marketing Social (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Projetos - Modelo PMI (Carga horária: 24 horas)

Liderança e Mobilização de Voluntários (Carga horária: 24 horas)

Liderança e Produtividade (Carga horária: 24 horas)

Modelos de Voluntariado Empresarial e Estudantil (Carga horária: 24 horas)

Organização, Orçamento e Prática de Projetos Sociais e Voluntariado (Carga horária: 24 horas)

Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais (Carga horária: 24 horas)

Planejamento Estratégico (Carga horária: 24 horas)

Atividades de Aprendizagem (Carga horária: 72 horas)

Business Challenge

Masterclasses

Plano de Desenvolvimento Individual

Total (Carga horária: 360 horas)


Ementas

  • 1

    Ambientação em EAD

    Conceito e histórico de Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Formas de trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... Ferramentas de navegação e busca. Métodos de estudo baseado na autonomia, interação e cooperação do aluno. Planejamento pessoal de estudos. Recursos de estudos digitais.
  • 2

    Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito

    Autoconhecimento, Declaração de missão pessoal, Busca por Significado, Legado Pessoal. Perfil do líder que inspira confiança e credibilidade de seus liderados. Descobertas pessoais de propósito e missão no desenvolvimento de outros.
  • 3

    Empreendedorismo Social

    Empreendedorismo Social: origens, significados e caracterização. Empreendedorismo social no mundo e no Brasil. Diferença entre as diferentes categorias e enquadramentos de negócios sociais. Organizações empreendedoras tradicionais e organizações empreendedores sociais suas características e formas de atuação. Passos para iniciação de um negócio social. Social Business Labs e como podem ajudar.
  • 4

    Ferramentas de Inovação Aplicadas a Projetos

    Abordagem sobre a utilização em projetos de ferramentas aplicadas na concepção de novos negócios, com destaque para as metodologias Design Thinking e Busines Model Canvas, apresentando sua conceituação, aplicação e contextualização aos projetos.

  • 5

    Fundraising e Marketing Social

    Estudo sobre sistemáticas simples, objetivas e práticas de concepção e elaboração de projetos voltados para a captação de recursos. Marketing voltado para as causas sociais. Mix de marketing social. Marketing de relacionamento. Bases para a elaboração de um plano de marketing.
  • 6

    Gerenciamento de Projetos - Modelo PMI

    Apresenta os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, propiciando condições para que se desenvolvam as competências necessárias para atuar no contexto gerencial das organizações. Análise das cinco fases de um projeto com suas devidas aplicações práticas.
  • 7

    Liderança e Mobilização de Voluntários

    Estratégias e modelos de liderança focados em mobilização. Conceito de liderança transformacional. Liderança Servidora e seus desdobramentos. Liderança que gera comprometimento. Conceito de Sensemaking e engajamento.
  • 8

    Liderança e Produtividade

    Análise da liderança em seus aspectos pessoal e organizacional, buscando compreender o papel do líder como indivíduo, sua produtividade, e seu desenvolvimento pessoal e profissional para a construção da confiança e credibilidade. Estudo do líder em seu papel de condução da equipe para a obtenção de resultados de maneira motivada e integrada.
  • 9

    Modelos de Voluntariado Empresarial e Estudantil

    Análise conceitual e Estudos de caso referentes à modelos alternativos de voluntariado no contexto universitário, empresarial e religioso. Estudo de diferentes abordagens, conceitos e estruturas de programas de voluntariado para organizações com ou sem fins lucrativos.
  • 10

    Organização, Orçamento e Prática de Projetos Sociais e Voluntariado

    Estudo das melhores práticas de organização de voluntariado dentro das ferramentas de desenvolvimento estratégico de negócios. Compreensão da importância e elaboração do Orçamento estratégico do projeto visando alcançar de maneira sustentável seus objetivos.

  • 11

    Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais

    Conceito, desenvolvimento e ferramentas para estudos aplicados na pós-graduação. Exploração de casos práticos, elaboração de relatos técnicos e pesquisa científica nos seguintes temas: Desenvolvimento de líderes e gestores; Prática docente e profissional no contexto da evolução tecnológica; Métodos, técnicas e processos gerenciais e educacionais; Voluntariado, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor.
  • 12

    Planejamento Estratégico

    Competitividade empresarial. Planejamento operacional e estratégico. Orçamento de capitais, investimentos e operações. Etapas do planejamento estratégico. Competitividade empresarial e ameaças internas e externas. Avaliação do desempenho estratégico. Avaliação dos resultados e metas.

  • 13

    Atividades de Aprendizagem

    Apresentação e discussão crítica de casos de aplicação dos conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas e nas masterclasses, conduzidos em metodologias próprias dos estudos de caso e mediados pelo coordenador do curso no papel de facilitador. Rodadas de discussão com estudantes intercursos para valorizar o pensamento sistêmico e ação interdisciplinar. Ao final, alunos produzem uma atividade para fechamento dos conteúdos.
  • 14

    Masterclasses

    Rodadas com 3 horas de duração com palestras temáticas com profissionais selecionados com experiência comprovada na área de concentração do curso, com o objetivo de consolidar conceitos e criar pontes de aplicação das teorias com o universo do trabalho. Cumprem, ainda, o papel de recurso promotor de networking profissional. Ao final de cada palestra, alunos produzem resenha crítica para fechamento dos conteúdos.
  • 15

    Plano de Desenvolvimento Individual

    Produção de plano com alinhamento entre as competências aprendidas no curso e sua aplicação para a vida profissional. Análise de seus pontos fortes e fracos em relação a disciplina e criação de estratégias para o aprimoramento das atividades profissionais.

Primeira parcela: R$99,00
+ 23 parcelas de R$150,00
+ 17 parcelas de R$190,00
+ 11 parcelas de R$280,00
+ 01 parcela de R$2.900,00

Corpo Docente

Team 1

Profª. Dra. Amanda Ramalho Vasques

Pós-doutorado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP, 2016). Pós-doutorado pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2012). Doutora em Ciências - Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2009)...

Team 2

Prof. Dr. Derson Lopes da Silva Junior

Doutor em Administração pela Unicamp e mestre em Administração pela FECAP. Vice-Presidente de P&D/e-Learning na Aspectum, Coordenador Geral de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e EAD na Faama; Coordenador do MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado no UNASP, Leader Partner na GOTT e Coordenador da Universidade Corporativa da APAC…

Team 3

Prof. Antônio Braga Moura Filho

Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Pós-Graduado em Terapia Familiar Sistêmica (CAIF 2002); Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNASP 2015); Graduado em Teologia (1984)...

Team 3

Prof. Eduardo Lopes Santos

Experiência de mais de 20 anos em organizações multinacionais como Alstom, Sanofi, Pfizer e Novartis atuando principalmente na área de recursos humanos, marketing e planejamento estratégico para toda América Latina. Doutorando em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas…

Team 1

Profª. Ma. Nayara Monteiro

Mestre em Administração com ênfase em Estudos Organizacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV), 2019. Especialista em Gestão de Pessoas (2015) e graduada em administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2013)...

Team 2

Profª. Camila Acosta Camargo

Doutoranda e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP) e bacharel em Relações Públicas pela mesma instituição.

Pré-Inscrição

CALLCENTER
91 3724-9500

WHATSAPP
91 99241-6182