MBA EM SECRETARIADO EXECUTIVO

Apresentação

O estrondoso desenvolvimento tecnológico alterou drasticamente o contexto organizacional e a rotina das empresas, eliminando completamente alguns fluxos de trabalho e trazendo novas complexidades, especialmente relacionadas ao foco e execução das atividades estratégicas.

Nesse contexto, o profissional de secretariado executivo assumiu novas responsabilidades e passou a desempenhar um papel ainda mais fundamental para o sucesso dos negócios. O MBA em Secretariado Executivo da FAAMA traz uma vis o ampla e diversificada das principais teorias e ferramentas para uma gestão prática eficaz de escritórios e equipes secretariais.

Objetivos

  • Aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao secretariado executivo.

  • Oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão para aumento da produtividade e assertividade nos escritórios.

  • Possibilitar aos participantes enfocarem os conceitos fundamentais da secretaria sob um ponto de vista analítico e prático, considerando diferentes cenários sociais, organizacionais e econômicos.

Público-alvo

Profissionais de nível superior, das mais diversas áreas, que queiram desenvolver visão global da organização e busquem conhecimentos em secretariado executivo.


Critérios de Seleção

O candidato deve apresentar à Secretaria Acadêmica da faculdade: currículo, diploma e histórico escolar de graduação. A seleção será feita através de análise de currículo, verificação do histórico escolar e entrevista quando necessário, respeitando o número de vagas explicitado em edital.

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Avaliação

A avaliação da aprendizagem é expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez) com intervalo de 0,5 (meio ponto) e sendo 6 (seis) a nota mínima exigida para aprovação. A sistemática da avaliação envolve a consideração do aluno como um todo, avaliando o seu progresso, interesse e responsabilidade com a disciplina cursada.

Durante o curso, o aluno será submetido a um processo contínuo de avaliação em cada disciplina em diversas atividades tais como fóruns, pesquisas, questionários, provas, conforme estipulado pelos professores e resultando em sua nota final de cada disciplina.

A Coordenação do Curso também solicitará que seus alunos avaliem o programa em termos de sua coordenação, professores/tutores, atendimento administrativo, entre outros tópicos, através de um documento próprio de avaliação, cujos resultados servem de feedback para a melhoria e crescimento dos diversos setores da pós-graduação e da Instituição.

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Certificação

Para fins de certificação o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e demais exigências definidas no respectivo Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Organização Curricular


Ambientação em EAD (Carga horária: 24 horas)

Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito (Carga horária: 24 horas)

Framework SCRUM (Carga horária: 24 horas)

Gestão e Organização de Eventos (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Projetos – Modelo PMI

Gestão de Rotinas Secretariais (Carga horária: 24 horas)

Redação e Expressão Empresarial (Carga horária: 24 horas)

Gestão e Organização de Escritórios (Carga horária: 24 horas)

Liderança e Produtividade (Carga horária: 24 horas)

Metodologias de Gerenciamento Ágil de Projetos (Carga horária: 24 horas)

Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais (Carga horária: 24 horas)

Planejamento Estratégico (Carga horária: 24 horas)

Atividades de Aprendizagem (Carga horária: 72 horas)

Business Challenge

Masterclasses

Plano de Desenvolvimento Individual

Total (Carga horária: 360 horas)


Ementas

  • 1

    Ambientação em EAD

    Conceito e histórico de Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Formas de trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... Ferramentas de navegação e busca. Métodos de estudo baseado na autonomia, interação e cooperação do aluno. Planejamento pessoal de estudos. Recursos de estudos digitais.
  • 2

    Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito

    Autoconhecimento, Declaração de missão pessoal, Busca por Significado, Legado Pessoal. Perfil do líder que inspira confiança e credibilidade de seus liderados. Descobertas pessoais de propósito e missão no desenvolvimento de outros.
  • 3

    Framework Scrum

    Estrutura e implantação do framework SCRUM. Conhecimento sobre os principais elementos do SCRUM, sua possiblidade de adoção em diferentes segmentos. Adaptação cultural para implantação do framework. Passos para inicialização imediata da ferramenta.
  • 4

    Gestão de Organização de Eventos

    Abordagem conceitual de eventos e sua importância para expansão empresarial. Classificação e tipos de eventos. Gerenciamento estratégico e mercadológico de eventos a partir da análise dos conceitos de marketing. Planejamento e organização de eventos. Estudo das técnicas de recepção. Cerimonial, protocolos e etiqueta. A tecnologia no gerenciamento de eventos.
  • 5

    Gerenciamento de Projetos - Modelo PMI

    Apresenta os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, propiciando condições para que se desenvolvam as competências necessárias para atuar no contexto gerencial das organizações. Análise das cinco fases de um projeto com suas devidas aplicações práticas.
  • 6

    Gestão de Rotinas Secretariais

    O profissional de secretariado e suas competências técnicas e comportamentais. Legislação e código de ética do Profissional de Secretariado. Controle e Gerenciamento das rotinas secretariais. O atendimento pessoal, telefônico e por e-mail, e a postura e utilização adequada desses recursos. Compreensão das técnicas de comunicação e linguagem. Agendas e Reuniões (planejamento, organização e assessoramento). Gerenciamento de viagens. Administração do tempo no desempenho das atividades secretariais.
  • 7

    Redação e Expressão Empresarial

    Compreensão e produção de textos corporativos. Competência de comunicação aplicada às relações empresariais. Habilidades de compreensão e produção oral. Técnicas de redação. Coesão e coerência na comunicação.

  • 8

    Gestão e Organização de Escritórios

    Fundamentos da Administração: principais conceitos e processos aplicados a gestão de escritórios. Planejamento e gestão das rotinas de trabalho. Gerenciamento de processos de trabalho em escritórios: identificação, mapeamento e prática. Conceitos básicos de gestão de pessoas e delegação de tarefas com prestação de contas. Gestão de escritórios no contexto virtual. Os programas de qualidade (5S, 5W2H, Kaizen) como ferramenta para a organização e produtividade, e sua importância na rotina de escritório.
  • 9

    Liderança e Produtividade

    Análise da liderança em seus aspectos pessoal e organizacional, buscando compreender o papel do líder como indivíduo, sua produtividade, e seu desenvolvimento pessoal e profissional para a construção da confiança e credibilidade. Estudo do líder em seu papel de condução da equipe para a obtenção de resultados de maneira motivada e integrada.
  • 10

    Ferramentas de Inovação Aplicadas a Projetos

    Abordagem sobre a utilização em projetos de ferramentas aplicadas na concepção de novos negócios, com destaque para as metodologias Design Thinking e Busines Model Canvas, apresentando sua conceituação, aplicação e contextualização aos projetos.

  • 11

    Metodologias de Gerenciamento de Ágil de Projetos

    Estudo e aplicação de metodologias de gerenciamento ágil em projetos. Viabilidade e adoção de técnicas relacionadas ao gerenciamento ágil de projetos e recursos tecnológicos para o aumento da produtividade. Estudo sobre os principais frameworks de metodologias ágeis.
  • 12

    Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais

    Conceito, desenvolvimento e ferramentas para estudos aplicados na pós-graduação. Exploração de casos práticos, elaboração de relatos técnicos e pesquisa científica nos seguintes temas: Desenvolvimento de líderes e gestores; Prática docente e profissional no contexto da evolução tecnológica; Métodos, técnicas e processos gerenciais e educacionais; Voluntariado, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor.
  • 13

    Planejamento Estratégico

    Competitividade empresarial. Planejamento operacional e estratégico. Orçamento de capitais, investimentos e operações. Etapas do planejamento estratégico. Competitividade empresarial e ameaças internas e externas. Avaliação do desempenho estratégico. Avaliação dos resultados e metas.
  • 14

    Business Challenge

    Apresentação e discussão crítica de casos de aplicação dos conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas e nas masterclasses, conduzidos em metodologias próprias dos estudos de caso e mediados pelo coordenador do curso no papel de facilitador. Rodadas de discussão com estudantes intercursos para valorizar o pensamento sistêmico e ação interdisciplinar. Ao final, alunos produzem uma atividade para fechamento dos conteúdos.
  • 15

    Gerenciamento de Escopo, Qualidade e Riscos

    Planejamento do gerenciamento de escopo, coleta de requisitos e definição de escopo. Validação e controle do escopo. Estimativa de recursos. Modelos de gestão da qualidade. Planejamento, controle e avaliação dos processos da qualidade em gerenciamento de projeto. Percepção sobre a importância do gerenciamento de riscos em projetos; Estudo de ferramentas de levantamento de riscos e elaboração de respostas aos riscos elevados.
  • 16

    Masterclasses

    Rodadas com 3 horas de duração com palestras temáticas com profissionais selecionados com experiência comprovada na área de concentração do curso, com o objetivo de consolidar conceitos e criar pontes de aplicação das teorias com o universo do trabalho. Cumprem, ainda, o papel de recurso promotor de networking profissional. Ao final de cada palestra, alunos produzem resenha crítica para fechamento dos conteúdos.
  • 17

    Plano de Desenvolvimento Individual

    Produção de plano com alinhamento entre as competências aprendidas no curso e sua aplicação para a vida profissional. Análise de seus pontos fortes e fracos em relação a disciplina e criação de estratégias para o aprimoramento das atividades profissionais.

    Primeira parcela: R$99,00
    + 23 parcelas de R$150,00
    + 17 parcelas de R$190,00
    + 11 parcelas de R$280,00
    + 01 parcela de R$2.900,00

    Corpo Docente

    Team 1

    Profª. Dra. Amanda Ramalho Vasques

    Pós-doutorado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP, 2016). Pós-doutorado pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2012). Doutora em Ciências - Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2009)...

    Team 2

    Prof. Dr. Derson Lopes da Silva Junior

    Doutor em Administração pela Unicamp e mestre em Administração pela FECAP. Vice-Presidente de P&D/e-Learning na Aspectum, Coordenador Geral de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e EAD na Faama; Coordenador do MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado no UNASP, Leader Partner na GOTT e Coordenador da Universidade Corporativa da APAC…

    Team 3

    Prof. Antônio Braga Moura Filho

    Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Pós-Graduado em Terapia Familiar Sistêmica (CAIF 2002); Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNASP 2015); Graduado em Teologia (1984)...

    Team 3

    Prof. Eduardo Lopes Santos

    Experiência de mais de 20 anos em organizações multinacionais como Alstom, Sanofi, Pfizer e Novartis atuando principalmente na área de recursos humanos, marketing e planejamento estratégico para toda América Latina. Doutorando em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas…

    Team 1

    Profa. Ma. Anne Kathleen L. da Rocha

    Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Campinas e Mestra em Administração pela UNICAMP, 2019. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Martha Falcão, 2017. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, 2014. Profissional com conhecimentos em gerenciamento de projetos multidisciplinares como responsável pela parte comunicação em projetos e custos...

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