MBA EM GESTÃO ORGANIZACIONAL

Apresentação

No ambiente corporativo, há diversas transformações no papel gestor, que precisa ser um agente de mudanças independente de sua área de atuação. Por essa razão, o curso ora proposto pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades.

A missão deste curso é contribuir para a eficácia dos gestores da organização de maneira holística e contextualizada, permitindo a cada participante buscar os temas que sejam mais relevantes para sua realidade e assim promover o crescimento integral das organizações, envolvendo não apenas os aspectos técnicos desse ramo, mas também a visão ampla do desenvolvimento econômico, social e sustentável.



Objetivos

  • Aprofundar os conhecimentos de gestores em diversas áreas do desenvolvimento organizacional.

  • Oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão em âmbitos variados

  • Possibilitar aos participantes enfocarem os conceitos fundamentais de gestão organizacional sob um ponto de vista analítico e prático, considerando diferentes cenários sociais, organizacionais e econômicos.

Público-alvo

Profissionais de nível superior, das mais diversas áreas, que queiram desenvolver visão global da organização e busquem conhecimentos em gestão organizacional.



Critérios de Seleção

O candidato deve apresentar à Secretaria Acadêmica da faculdade: currículo, diploma e histórico escolar de graduação. A seleção será feita através de análise de currículo, verificação do histórico escolar e entrevista quando necessário, respeitando o número de vagas explicitado em edital.

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Avaliação

A avaliação da aprendizagem é expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez) com intervalo de 0,5 (meio ponto) e sendo 6 (seis) a nota mínima exigida para aprovação. A sistemática da avaliação envolve a consideração do aluno como um todo, avaliando o seu progresso, interesse e responsabilidade com a disciplina cursada.

Durante o curso, o aluno será submetido a um processo contínuo de avaliação em cada disciplina em diversas atividades tais como fóruns, pesquisas, questionários, provas, conforme estipulado pelos professores e resultando em sua nota final de cada disciplina.

A Coordenação do Curso também solicitará que seus alunos avaliem o programa em termos de sua coordenação, professores/tutores, atendimento administrativo, entre outros tópicos, através de um documento próprio de avaliação, cujos resultados servem de feedback para a melhoria e crescimento dos diversos setores da pós-graduação e da Instituição.


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Certificação

Para fins de certificação o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e demais exigências definidas no respectivo Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Organização Curricular


Ambientação em EAD (Carga horária: 24 horas)

Aprendizado e Educação Corporativa (Carga horária: 24 horas)

Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito (Carga horária: 24 horas)

Auditoria (Carga horária: 24 horas)

Análise de Perfil Pessoal e da Equipe (Carga horária: 24 horas)

Análise das Demonstrações Financeiras (Carga horária: 24 horas)

Análise de Investimento (Carga horária: 24 horas)

Compliance e Governança Corporativa (Carga horária: 24 horas)

Cultura e Clima Organizacional no Contexto do Trabalho Remoto (Carga horária: 24 horas)

Empreendedorismo Social (Carga horária: 24 horas)

Ferramentas de Inovação Aplicadas a Projetos (Carga horária: 24 horas)

Framework SCRUM (Carga horária: 24 horas)

Fundraising e Marketing Social (Carga horária: 24 horas)

Gestão Estratégica de Custos (Carga horária: 24 horas)

Gestão Financeira Orçamentária (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Escopo, Qualidade e Risco (Carga horária: 24 horas)

Gestão de Desempenhos e Competências (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Projetos - Modelo PMI (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Tempo, Orçamento e Aquisições (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Stakeholders e Comunicação (Carga horária: 24 horas)

Liderança e Mobilização de Voluntários (Carga horária: 24 horas)

Liderança e Produtividade (Carga horária: 24 horas)

Metodologias de Gerenciamento Ágil de Projetos (Carga horária: 24 horas)

Modelos de Voluntariado Empresarial e Estudantil (Carga horária: 24 horas)

Organização, Orçamento e Prática de Projetos Sociais e Voluntariado (Carga horária: 24 horas)

Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais (Carga horária: 24 horas)

Planejamento Estratégico (Carga horária: 24 horas)

Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (Carga horária: 24 horas)

Recrutamento e Seleção de Pessoas (Carga horária: 24 horas)

Rotinas de DP e Legislação Trabalhista (Carga horária: 24 horas)

Atividades de Aprendizagem (Carga horária: 72 horas)

Business Challenge

Masterclasses

Plano de Desenvolvimento Individual

Total (Carga horária: 360 horas)


Ementas

  • 1

    Ambientação em EAD

    Conceito e histórico de Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Formas de trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... Ferramentas de navegação e busca. Métodos de estudo baseado na autonomia, interação e cooperação do aluno. Planejamento pessoal de estudos. Recursos de estudos digitais.
  • 2

    Aprendizagem e Educação Corporativa

    Estudo do desenvolvimento estratégico de pessoas na empresa, através de programas de aprendizagem e educação corporativa. Os principais componentes da área de Treinamento e Desenvolvimento em RH. Elaboração, execução e avaliação de programas de capacitação e desenvolvimento. Capacitação
e desenvolvimento por competência.
  • 3

    Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito

    Autoconhecimento, Declaração de missão pessoal, Busca por Significado, Legado Pessoal. Perfil do líder que inspira confiança e credibilidade de seus liderados. Descobertas pessoais de propósito e missão no desenvolvimento de outros.
  • 4

    Auditoria

    Controles Internos: Natureza e Avaliação; Papeis de Trabalho; Procedimentos Básicos de Auditoria; Normas Brasileiras de Contabilidade da Auditoria Interna e Externa, Normas da CVM; Relatórios e Parecer e Lei Sarbanes-Oxley. Auditoria de Sistema de Informação.

  • 5

    Análise de Perfil Pessoal e de Equipe

    Apresentação e análise de ferramentas e testes para análise de perfil buscando autoconhecimento e avaliação de equipe. Estudos sobre avaliação dos testes de perfil para contratação e alocação de pessoas. Reflexão sobre resultados pessoais em testes de perfil para facilitar a tomada de decisão em relação ao direcionamento profissional.
  • 6

    Análise das Demonstrações Financeiras

    A disciplina será conduzida a partir de uma visão geral e fundamentos dos modelos de análise. Em seguida serão apresentados e discutidos os objetivos da análise financeira, usuários e ajustes das informações. Serão abordados aspectos sobre avaliação de tendências dos índices, liquidez, administração de passivos e ativos e desempenho operacional.
  • 7

    Compliance e Governança Corporativa

    Integração do compliance com os instrumentos de gestão da tecnologia e a utilização desse ferramental na empresa. Conceitos principais dos controles internos na empresa; conhecimento dos instrumentos de controles internos; Lei Sarbane-Oxley e Lei anti-lavagem de dinheiro. Fraude e corrupção nas empresas, avaliação dos controles internos e métodos a serem aplicados a cada uma das áreas nas empresas e de sua governança corporativa.
  • 8

    Cultura e Clima Organizacional no Contexto do Trabalho Remoto

    Gestão do clima e a cultura de uma organização. Exercício do poder como expressão cultural. Tipos de comprometimento. A
 mudança organizacional Fases de um processo de
mudança e o impacto na cultura organizacional. Adaptação cultural ao contexto da expansão do Trabalho Remoto.
  • 9

    Empreendedorismo Social

    Empreendedorismo social no mundo e no Brasil. Diferença entre as diferentes categorias e enquadramentos de negócios sociais. Organizações empreendedoras tradicionais e organizações empreendedores sociais suas características e formas de atuação. Passos para iniciação de um negócio social. Social Business Labs e como podem ajudar.
  • 10

    Ferramentas de Inovação Aplicadas a Projetos

    Abordagem sobre a utilização em projetos de ferramentas aplicadas na concepção de novos negócios, com destaque para as metodologias Design Thinking e Busines Model Canvas, apresentando sua conceituação, aplicação e contextualização aos projetos.

  • 11

    Framework Scrum

    Estrutura e implantação do framework SCRUM. Conhecimento sobre os principais elementos do SCRUM, sua possiblidade de adoção em diferentes segmentos. Adaptação cultural para implantação do framework. Passos para inicialização imediata da ferramenta.
  • 12

    Fundraising e Marketing Social

    Estudo sobre sistemáticas simples, objetivas e práticas de concepção e elaboração de projetos voltados para a captação de recursos. Marketing voltado para as causas sociais. Mix de marketing social. Marketing de relacionamento. Bases para a elaboração de um plano de marketing.

  • 13

    Gestão Estratégica de Custos

    Conceitos básicos de custos. Classificação dos custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Departamentalização e rateio de custos. Custos de produção, centros de custos de apoio. Sistema de custeio por absorção. Sistema de custeio baseado em atividades (ABC). Definição de processos e atividades, direcionadores de custos. Custeio variável. Margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Formação do preço de venda: preço, margem e mark up. Impostos incidentes sobre o preço de venda.
  • 14

    Gestão Financeira e Orçamentária

    Estrutura e custo de capital das empresas. Alavancagem financeira e operacional. Demonstrativo de fluxo de caixa. Tomada de decisões através de informações contábeis. Legislação societária. Controle de Ciclo Operacional e Ciclo financeiro. Descrição de programa amplo de orçamento empresarial. Orçamento de vendas. Orçamento de produção. Orçamento de matérias-primas. Orçamento de mão de obra. Orçamento de despesas administrativas.
  • 15

    Gerenciamento de Escopo, Qualidade e Riscos

    Planejamento do gerenciamento de escopo, coleta de requisitos e definição de escopo. Validação e controle do escopo. Estimativa de recursos. Modelos de gestão da qualidade. Planejamento, controle e avaliação dos processos da qualidade em gerenciamento de projeto. Percepção sobre a importância do gerenciamento de riscos em projetos; Estudo de ferramentas de levantamento de riscos e elaboração de respostas aos riscos elevados.
  • 16

    Gestão de Desempenhos e Competências

    Conceituação da avaliação de desempenho e seus propósitos. Desenvolvimento de instrumentos de avaliação e diagnóstico. Discussão de processos e estratégias de recolocação e desligamento de pessoal. Gestão da rotatividade. Conceitos avançados em gestão por competências e liderança de talentos. Mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração das competências organizacionais e individuais.
  • 17

    Gerenciamento de Projetos - Modelo PMI

    Apresenta os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, propiciando condições para que se desenvolvam as competências necessárias para atuar no contexto gerencial das organizações. Análise das cinco fases de um projeto com suas devidas aplicações práticas.
  • 18

    Gerenciamento de Tempo, Orçamento e Aquisições

    Elaboração de cronograma de atividades, estudo de caminho crítico, sequenciamento de atividades, análise de duração e horas de trabalho, estrutura analítica de projeto. Estudo e elaboração do planejamento das aquisições no projeto. Modelos contratuais. Negociação, controle, acompanhamento e encerramento das aquisições. Determinação do orçamento e controle de custo. Tipologias de custos e suas aplicações no contexto de projetos.
  • 19

    Gerenciamento de Stakeholders e Comunicação

    Discutir os conceitos básicos da Teoria dos Stakeholders, abordando tópicos como o gerenciamento, modelo de estratégia, priorização conceitos-chave de valor. Análise e definição de Stakeholders gerais e estratégicos do projeto. Mapeamento das comunicações, guia de comunicação com os Stakeholders estratégicos. Estratégias de comunicação em diferentes contextos pessoais e profissionais. Os processos de gerenciamento das comunicações: planejamento, execução e controle.
  • 20

    Liderança e Mobilização de Voluntários

    Estratégias e modelos de liderança focados em mobilização. Conceito de liderança transformacional. Liderança Servidora e seus desdobramentos. Liderança que gera comprometimento. Conceito de Sensemaking e engajamento.
  • 21

    Liderança e Produtividade

    Análise da liderança em seus aspectos pessoal e organizacional, buscando compreender o papel do líder como indivíduo, sua produtividade, e seu desenvolvimento pessoal e profissional para a construção da confiança e credibilidade. Estudo do líder em seu papel de condução da equipe para a obtenção de resultados de maneira motivada e integrada.
  • 22

    Metodologias de Gerenciamento Ágil de Projetos

    Estudo e aplicação de metodologias de gerenciamento ágil em projetos. Viabilidade e adoção de técnicas relacionadas ao gerenciamento ágil de projetos e recursos tecnológicos para o aumento da produtividade. Estudo sobre os principais frameworks de metodologias ágeis.
  • 23

    Modelos de Voluntariado Empresarial e Estudantil

    Análise conceitual e Estudos de caso referentes à modelos alternativos de voluntariado no contexto universitário, empresarial e religioso. Estudo de diferentes abordagens, conceitos e estruturas de programas de voluntariado para organizações com ou sem fins lucrativos.
  • 24

    Organização, Orçamento e Prática de Projetos Sociais e Voluntariado

    Estudo das melhores práticas de organização de voluntariado dentro das ferramentas de desenvolvimento estratégico de negócios. Compreensão da importância e elaboração do Orçamento estratégico do projeto visando alcançar de maneira sustentável seus objetivos.
  • 25

    Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais

    Conceito, desenvolvimento e ferramentas para estudos aplicados na pós-graduação. Exploração de casos práticos, elaboração de relatos técnicos e pesquisa científica nos seguintes temas: Desenvolvimento de líderes e gestores; Prática docente e profissional no contexto da evolução tecnológica; Métodos, técnicas e processos gerenciais e educacionais; Voluntariado, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor.
  • 26

    Planejamento Estratégico

    Competitividade empresarial. Planejamento operacional e estratégico. Orçamento de capitais, investimentos e operações. Etapas do planejamento estratégico. Competitividade empresarial e ameaças internas e externas. Avaliação do desempenho estratégico. Avaliação dos resultados e metas.
  • 27

    Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração

    Estudo do delineamento e descrição de cargos; a estrutura de carreiras; e, os sistemas tradicionais de remuneração. Remuneração estratégica. Exposição dos principais tipos de incentivos e benefícios: Remuneração funcional; Remuneração por competências; Remuneração variável;
Benefícios flexíveis; Participação acionária; e, Participação nos lucros e resultados.
  • 28

    Recrutamento e Seleção de Pessoas

    Análise dos novos conceitos do mercado de trabalho e da demanda e da oferta de diferentes profissionais. a oferta interna; métodos e técnicas de recrutamento e seleção; e, o papel do selecionador. Atração e seleção de talentos dentro do programa de competências organizacionais.
  • 29

    Rotinas de DP e Legislação Trabalhista

    Rotinas de Admissão, cadastro de pessoal, controle de frequência e demissão de empregados; Principais cálculos da folha de pagamento: proventos, descontos (INSS, IRRF), contribuição sindical, vale-transporte, férias individuais, férias proporcionais, concessão de férias, décimo-terceiro salário; Principais cálculos rescisórios; Turnover e absenteísmo. Concepção sistêmica das relações do trabalho; o sistema de relações do trabalho em nível de país e de
 empresa; e, as implicações para o papel do profissional de RH. Mudanças na Lei Trabalhista Brasileira e Terceirização e Tele trabalho.
  • 30

    Atividades de Aprendizagem

    Apresentação e discussão crítica de casos de aplicação dos conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas e nas masterclasses, conduzidos em metodologias próprias dos estudos de caso e mediados pelo coordenador do curso no papel de facilitador. Rodadas de discussão com estudantes intercursos para valorizar o pensamento sistêmico e ação interdisciplinar. Ao final, alunos produzem uma atividade para fechamento dos conteúdos.
  • 31

    Masterclasses

    Rodadas com 3 horas de duração com palestras temáticas com profissionais selecionados com experiência comprovada na área de concentração do curso, com o objetivo de consolidar conceitos e criar pontes de aplicação das teorias com o universo do trabalho. Cumprem, ainda, o papel de recurso promotor de networking profissional. Ao final de cada palestra, alunos produzem resenha crítica para fechamento dos conteúdos.
  • 32

    Plano de Desenvolvimento Individual

    Produção de plano com alinhamento entre as competências aprendidas no curso e sua aplicação para a vida profissional. Análise de seus pontos fortes e fracos em relação a disciplina e criação de estratégias para o aprimoramento das atividades profissionais.

    Primeira parcela: R$99,00
    + 23 parcelas de R$150,00
    + 17 parcelas de R$190,00
    + 11 parcelas de R$280,00
    + 01 parcela de R$2.900,00

    Corpo Docente

    Team 1

    Profª. Dra. Amanda Ramalho Vasques

    Pós-doutorado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP, 2016). Pós-doutorado pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2012). Doutora em Ciências - Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2009)...

    Team 2

    Prof. Dr. Derson Lopes da Silva Junior

    Doutor em Administração pela Unicamp e mestre em Administração pela FECAP. Vice-Presidente de P&D/e-Learning na Aspectum, Coordenador Geral de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e EAD na Faama; Coordenador do MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado no UNASP, Leader Partner na GOTT e Coordenador da Universidade Corporativa da APAC…

    Team 3

    Prof. Antônio Braga Moura Filho

    Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Pós-Graduado em Terapia Familiar Sistêmica (CAIF 2002); Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNASP 2015); Graduado em Teologia (1984)...

    Team 3

    Prof. Eduardo Lopes Santos

    Experiência de mais de 20 anos em organizações multinacionais como Alstom, Sanofi, Pfizer e Novartis atuando principalmente na área de recursos humanos, marketing e planejamento estratégico para toda América Latina. Doutorando em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas…

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