MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Apresentação

No ambiente corporativo, há diversas transformações no papel gestor, que precisa ser um agente de mudanças independente de sua área de atuação. Por essa razão, o curso ora proposto pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades.

Para o efetivo acompanhamento e o dinamismo necessário ao eficiente desenvolvimento das suas atividades, as pessoas que atuam nos setores de gestão de recursos humanos e áreas afins, necessitam de permanente capacitação e atualização, de modo que possam desenvolver com segurança suas atividades.

Objetivos

  • Formar gestores de recursos humanos com capacidade para gerir pessoas sob a visão de valorizar o ser humano e atuar como agentes de mudanças nas organizações;

  • Habilitar o gestor de recursos humanos a conhecer e operar as principais atividades e estruturas que envolvem a gestão desta área.

  • Preparar o participante para ser capaz de estruturar seus conhecimentos, e desenvolver a habilidade de
análise e reflexão crítica das diferentes áreas funcionais da organização, e sua interligação com a gestão de 
recursos humanos.


Público-alvo

Profissionais de nível superior das áreas administrativa de recursos humanos, que atuem ou desejam atuar no setor público, privado ou terceiro setor, além de profissionais de outras áreas que queiram desenvolver visão global da organização e busquem conhecimentos de gestão de recursos humanos.

Critérios de Seleção

O candidato deve apresentar à Secretaria Acadêmica da faculdade: currículo, diploma e histórico escolar de graduação. A seleção será feita através de análise de currículo, verificação do histórico escolar e entrevista quando necessário, respeitando o número de vagas explicitado em edital.
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Avaliação

A avaliação da aprendizagem é expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez) com intervalo de 0,5 (meio ponto) e sendo 6 (seis) a nota mínima exigida para aprovação. A sistemática da avaliação envolve a consideração do aluno como um todo, avaliando o seu progresso, interesse e responsabilidade com a disciplina cursada.

Durante o curso, o aluno será submetido a um processo contínuo de avaliação em cada disciplina em diversas atividades tais como fóruns, pesquisas, questionários, provas, conforme estipulado pelos professores e resultando em sua nota final de cada disciplina.

A Coordenação do Curso também solicitará que seus alunos avaliem o programa em termos de sua coordenação, professores/tutores, atendimento administrativo, entre outros tópicos, através de um documento próprio de avaliação, cujos resultados servem de feedback para a melhoria e crescimento dos diversos setores da pós-graduação e da Instituição.

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Certificação

Para fins de certificação o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e demais exigências definidas no respectivo Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Organização Curricular

Ambientação em EAD (Carga horária: 24 horas)

Aprendizagem e Educação Corporativa (Carga horária: 24 horas)

Análise de Perfil Pessoal e da Equipe (Carga horária: 24 horas)

Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito (Carga horária: 24 horas)

Cultura e Clima Organizacional no Contexto do Trabalho Remoto (Carga horária: 24 horas)

Gestão de Desempenho e Competências (Carga horária: 24 horas)

Liderança e Produtividade (Carga horária: 24horas)

Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais (Carga horária: 24 horas)

Planejamento Estratégico (Carga horária: 24 horas)

Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (Carga horária: 24 horas)

Recrutamento e Seleção de Pessoas (Carga horária: 24 horas)

Rotinas de DP e Legislação Trabalhista (Carga horária: 24 horas)

Atividades de Aprendizagem (Carga horária: 72 horas)

Masterclasses

Business Challenge

Plano de Desenvolvimento Individual

Carga horária total: 360 horas

Ementas

  • 1

    Ambientação em EAD

    Conceito e histórico de Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Formas de trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).. Ferramentas de navegação e busca. Métodos de estudo baseado na autonomia, interação e cooperação do aluno. Planejamento pessoal de estudos. Recursos de estudos digitais.
  • 2

    Aprendizagem e Educação Corporativa

    Estudo do desenvolvimento estratégico de pessoas na empresa, através de programas de aprendizagem e educação corporativa. Os principais componentes da área de Treinamento e Desenvolvimento em RH. Elaboração, execução e avaliação de programas de capacitação e desenvolvimento. Capacitação
e desenvolvimento por competência.
  • 3

    Gestão de Desempenho e Competências

    Conceituação da avaliação de desempenho e seus propósitos. Desenvolvimento de instrumentos de avaliação e diagnóstico. Discussão de processos e estratégias de recolocação e desligamento de pessoal. Gestão da rotatividade. Conceitos avançados em gestão por competências e liderança de talentos. Mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração das competências organizacionais e individuais.
  • 4

    Cultura e Clima Organizacional no Contexto do Trabalho Remoto

    Gestão do clima e a cultura de uma organização. Exercício do poder como expressão cultural. Tipos de comprometimento. A
 mudança organizacional Fases de um processo de
mudança e o impacto na cultura organizacional. Adaptação cultural ao contexto da expansão do Trabalho Remoto.

  • 5

    Recrutamento e Seleção de Pessoas

    Análise dos novos conceitos do mercado de trabalho e da demanda e da oferta de diferentes profissionais. a oferta interna; métodos e técnicas de recrutamento e seleção; e, o papel do selecionador. Atração e seleção de talentos dentro do programa de competências organizacionais.
  • 6

    Análise de Perfil Pessoal e de Equipe

    Apresentação e análise de ferramentas e testes para análise de perfil buscando autoconhecimento e avaliação de equipe. Estudos sobre avaliação dos testes de perfil para contratação e alocação de pessoas. Reflexão sobre resultados pessoais em testes de perfil para facilitar a tomada de decisão em relação ao direcionamento profissional.
  • 7

    Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração

    Estudo do delineamento e descrição de cargos; a estrutura de carreiras; e, os sistemas tradicionais de remuneração. Remuneração estratégica. Exposição dos principais tipos de incentivos e benefícios: Remuneração funcional; Remuneração por competências; Remuneração variável;
Benefícios flexíveis; Participação acionária; e, Participação nos lucros e resultados.
  • 8

    Liderança e Produtividade Pessoal

    Análise da liderança em seus aspectos pessoal e organizacional, buscando compreender o papel do líder como indivíduo, sua produtividade, e seu desenvolvimento pessoal e profissional para a construção da confiança e credibilidade. Estudo do líder em seu papel de condução da equipe para a obtenção de resultados de maneira motivada e integrada.
  • 9

    Rotinas de DP e Legislação Trabalhista

    Rotinas de Admissão, cadastro de pessoal, controle de frequência e demissão de empregados; Principais cálculos da folha de pagamento: proventos, descontos (INSS, IRRF), contribuição sindical, vale-transporte, férias individuais, férias proporcionais, concessão de férias, décimo-terceiro salário; Principais cálculos rescisórios; Turnover e absenteísmo. Concepção sistêmica das relações do trabalho; o sistema de relações do trabalho em nível de país e de
 empresa; e, as implicações para o papel do profissional de RH. Mudanças na Lei Trabalhista Brasileira e Terceirização e Tele trabalho.
  • 10

    Planejamento Estratégico

    Competitividade empresarial. Planejamento operacional e estratégico. Orçamento de capitais, investimentos e operações. Etapas do planejamento estratégico. Competitividade empresarial e ameaças internas e externas. Avaliação do desempenho estratégico. Avaliação dos resultados e metas.

  • 11

    Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito

    Autoconhecimento, Declaração de missão pessoal, Busca por Significado, Legado Pessoal. Perfil do líder que inspira confiança e credibilidade de seus liderados. Descobertas pessoais de propósito e missão no desenvolvimento de outros.
  • 12

    Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais

    Conceito, desenvolvimento e ferramentas para estudos aplicados na pós-graduação. Exploração de casos práticos, elaboração de relatos técnicos e pesquisa científica nos seguintes temas: Desenvolvimento de líderes e gestores; Prática docente e profissional no contexto da evolução tecnológica; Métodos, técnicas e processos gerenciais e educacionais; Voluntariado, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor.
  • 13

    Business Challenge

    Apresentação e discussão crítica de casos de aplicação dos conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas e nas masterclasses, conduzidos em metodologias próprias dos estudos de caso e mediados pelo coordenador do curso no papel de facilitador. Rodadas de discussão com estudantes intercursos para valorizar o pensamento sistêmico e ação interdisciplinar. Ao final, alunos produzem uma atividade para fechamento dos conteúdos.
  • 14

    Masterclasses

    Rodadas com 3 horas de duração com palestras temáticas com profissionais selecionados com experiência comprovada na área de concentração do curso, com o objetivo de consolidar conceitos e criar pontes de aplicação das teorias com o universo do trabalho. Cumprem, ainda, o papel de recurso promotor de networking profissional. Ao final de cada palestra, alunos produzem resenha crítica para fechamento dos conteúdos.
  • 15

    Plano de Desenvolvimento Individual

    Produção de plano com alinhamento entre as competências aprendidas no curso e sua aplicação para a vida profissional. Análise de seus pontos fortes e fracos em relação a disciplina e criação de estratégias para o aprimoramento das atividades profissionais.

Primeira parcela: R$99,00
+ 23 parcelas de R$150,00
+ 17 parcelas de R$190,00
+ 11 parcelas de R$280,00
+ 01 parcela de R$2.900,00

Corpo Docente

Team 1

Profª. Dra. Amanda Ramalho Vasques

Pós-doutorado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP, 2016). Pós-doutorado pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2012). Doutora em Ciências - Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2009)...

Team 2

Prof. Paulo Eduardo Ferreira

Psicólogo (UNIMEP), especialista em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas (FIA Business School), Mestre em Administração (FCA - UNICAMP), cursando pós-graduação em Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância (UNIVESP)...

Team 3

Prof. Antônio Braga Moura Filho

Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Pós-Graduado em Terapia Familiar Sistêmica (CAIF 2002); Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNASP 2015); Graduado em Teologia (1984)...

Team 3

Profª. Eline Velasques

Mestranda em Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Cascavel (2020-2021), Pós-Graduada em Design Instrucional para EaD (2018-2019) pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste e MBA em Gestão de EAD e Tutoria Online (2015-2016) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - Unasp…

Team 1

Profª. Ma. Nayara Monteiro

Mestre em Administração com ênfase em Estudos Organizacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV), 2019. Especialista em Gestão de Pessoas (2015) e graduada em administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2013)...

Team 2

Prof. Dr. Derson Lopes da Silva Junior

Doutor em Administração pela Unicamp e mestre em Administração pela FECAP. Vice-Presidente de P&D/e-Learning na Aspectum, Coordenador Geral de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e EAD na Faama; Coordenador do MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado no UNASP, Leader Partner na GOTT e Coordenador da Universidade Corporativa da APAC…

Team 3

Prof. Eduardo Lopes Santos

Experiência de mais de 20 anos em organizações multinacionais como Alstom, Sanofi, Pfizer e Novartis atuando principalmente na área de recursos humanos, marketing e planejamento estratégico para toda América Latina. Doutorando em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas…

Team 3

Prof. Dr. Alexandro Landim

Doutor em Ciências da Educação. Possui Mestrado em Ciências da Educação, e Mestrado em Administração. Especialização em Gestão Empresarial…

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