MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E METODOLOGIAS ÁGEIS

Apresentação

Para o efetivo acompanhamento e o dinamismo necessário ao eficiente desenvolvimento das suas atividades, as pessoas que atuam nos setores de gestão de recursos humanos e áreas afins, necessitam de permanente capacitação e atualização, de modo que possam desenvolver com segurança suas atividades.

Estruturas rígidas de organização funcionaram como padrão por muito tempo e ainda são aplicadas em algumas empresas. No entanto, com a multiplicidade de projetos e o crescimento assombroso da tecnologia, a velocidade e objetividade da gestão tornaram-se uma condição de sobrevivência na maioria dos setores do mercado. Nesse contexto, o gerenciamento de projetos e as metodologias ágeis tornaram-se competências essenciais para os gestores de todas as áreas. O MBA em Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis da FAAMA traz uma visão ampla e diversificada das principais teorias e ferramentas para uma gestão de projetos eficaz.

Objetivos

  • Aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao gerenciamento de projetos em suas fases e áreas de conhecimento.

  • Oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão no âmbito da gestão de projetos.

  • Possibilitar aos participantes enfocarem os conceitos fundamentais do gerenciamento de projetos sob um ponto de vista analítico e prático, considerando diferentes cenários sociais, organizacionais e econômicos.

Público-alvo

Profissionais de nível superior, das mais diversas áreas, que queiram desenvolver visão global da organização e busquem conhecimentos de gestão de projetos aplicadas a seus determinados contextos.


Critérios de Seleção

O candidato deve apresentar à Secretaria Acadêmica da faculdade: currículo, diploma e histórico escolar de graduação. A seleção será feita através de análise de currículo, verificação do histórico escolar e entrevista quando necessário, respeitando o número de vagas explicitado em edital.

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Avaliação

A avaliação da aprendizagem é expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez) com intervalo de 0,5 (meio ponto) e sendo 6 (seis) a nota mínima exigida para aprovação. A sistemática da avaliação envolve a consideração do aluno como um todo, avaliando o seu progresso, interesse e responsabilidade com a disciplina cursada.

Durante o curso, o aluno será submetido a um processo contínuo de avaliação em cada disciplina em diversas atividades tais como fóruns, pesquisas, questionários, provas, conforme estipulado pelos professores e resultando em sua nota final de cada disciplina.

A Coordenação do Curso também solicitará que seus alunos avaliem o programa em termos de sua coordenação, professores/tutores, atendimento administrativo, entre outros tópicos, através de um documento próprio de avaliação, cujos resultados servem de feedback para a melhoria e crescimento dos diversos setores da pós-graduação e da Instituição.

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Certificação

Para fins de certificação o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e demais exigências definidas no respectivo Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Organização Curricular


Ambientação em EAD (Carga horária: 24 horas)

Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito (Carga horária: 24 horas)

Ferramentas de Inovação Aplicadas a Projetos (Carga horária: 24 horas)

Framework SCRUM (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Escopo, Qualidade e Risco (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Projetos - Modelo PMI (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Tempo, Orçamento e Aquisições (Carga horária: 24 horas)

Gerenciamento de Stakeholders e Comunicação (Carga horária: 24 horas)

Liderança e Produtividade (Carga horária: 24 horas)

Metodologias de Gerenciamento Ágil de Projetos (Carga horária: 24 horas)

Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais (Carga horária: 24 horas)

Planejamento Estratégico (Carga horária: 24 horas)

Atividades de Aprendizagem (Carga horária: 72 horas)

Business Challenge

Masterclasses

Plano de Desenvolvimento Individual

Total (Carga horária: 360 horas)

Ementas

  • 1

    Ambientação em EAD

    Conceito e histórico de Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Formas de trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... Ferramentas de navegação e busca. Métodos de estudo baseado na autonomia, interação e cooperação do aluno. Planejamento pessoal de estudos. Recursos de estudos digitais.
  • 2

    Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito

    Autoconhecimento, Declaração de missão pessoal, Busca por Significado, Legado Pessoal. Perfil do líder que inspira confiança e credibilidade de seus liderados. Descobertas pessoais de propósito e missão no desenvolvimento de outros.
  • 3

    Ferramentas de Inovação Aplicadas a Projetos

    Abordagem sobre a utilização em projetos de ferramentas aplicadas na concepção de novos negócios, com destaque para as metodologias Design Thinking e Busines Model Canvas, apresentando sua conceituação, aplicação e contextualização aos projetos.
  • 4

    Framework Scrum

    Estrutura e implantação do framework SCRUM. Conhecimento sobre os principais elementos do SCRUM, sua possiblidade de adoção em diferentes segmentos. Adaptação cultural para implantação do framework. Passos para inicialização imediata da ferramenta.

  • 5

    Gerenciamento de Escopo, Qualidade e Riscos

    Planejamento do gerenciamento de escopo, coleta de requisitos e definição de escopo. Validação e controle do escopo. Estimativa de recursos. Modelos de gestão da qualidade. Planejamento, controle e avaliação dos processos da qualidade em gerenciamento de projeto. Percepção sobre a importância do gerenciamento de riscos em projetos; Estudo de ferramentas de levantamento de riscos e elaboração de respostas aos riscos elevados.
  • 6

    Gerenciamento de Projetos - Modelo PMI

    Apresenta os conceitos básicos de gerenciamento de projetos, propiciando condições para que se desenvolvam as competências necessárias para atuar no contexto gerencial das organizações. Análise das cinco fases de um projeto com suas devidas aplicações práticas.
  • 7

    Gerenciamento de Tempo, Orçamento e Aquisições

    Elaboração de cronograma de atividades, estudo de caminho crítico, sequenciamento de atividades, análise de duração e horas de trabalho, estrutura analítica de projeto. Estudo e elaboração do planejamento das aquisições no projeto. Modelos contratuais. Negociação, controle, acompanhamento e encerramento das aquisições. Determinação do orçamento e controle de custo. Tipologias de custos e suas aplicações no contexto de projetos.
  • 8

    Gerenciamento de Stakeholders e Comunicação

    Discutir os conceitos básicos da Teoria dos Stakeholders, abordando tópicos como o gerenciamento, modelo de estratégia, priorização conceitos-chave de valor. Análise e definição de Stakeholders gerais e estratégicos do projeto. Mapeamento das comunicações, guia de comunicação com os Stakeholders estratégicos. Estratégias de comunicação em diferentes contextos pessoais e profissionais. Os processos de gerenciamento. das comunicações: planejamento, execução e controle
  • 9

    Liderança e Produtividade

    Análise da liderança em seus aspectos pessoal e organizacional, buscando compreender o papel do líder como indivíduo, sua produtividade, e seu desenvolvimento pessoal e profissional para a construção da confiança e credibilidade. Estudo do líder em seu papel de condução da equipe para a obtenção de resultados de maneira motivada e integrada.
  • 10

    Metodologias de Gerenciamento de Ágil de Projetos

    Estudo e aplicação de metodologias de gerenciamento ágil em projetos. Viabilidade e adoção de técnicas relacionadas ao gerenciamento ágil de projetos e recursos tecnológicos para o aumento da produtividade. Estudo sobre os principais frameworks de metodologias ágeis.

  • 11

    Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais

    Conceito, desenvolvimento e ferramentas para estudos aplicados na pós-graduação. Exploração de casos práticos, elaboração de relatos técnicos e pesquisa científica nos seguintes temas: Desenvolvimento de líderes e gestores; Prática docente e profissional no contexto da evolução tecnológica; Métodos, técnicas e processos gerenciais e educacionais; Voluntariado, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor.
  • 12

    Planejamento Estratégico

    Competitividade empresarial. Planejamento operacional e estratégico. Orçamento de capitais, investimentos e operações. Etapas do planejamento estratégico. Competitividade empresarial e ameaças internas e externas. Avaliação do desempenho estratégico. Avaliação dos resultados e metas.
  • 13

    Atividades de Aprendizagem

    Apresentação e discussão crítica de casos de aplicação dos conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas e nas masterclasses, conduzidos em metodologias próprias dos estudos de caso e mediados pelo coordenador do curso no papel de facilitador. Rodadas de discussão com estudantes intercursos para valorizar o pensamento sistêmico e ação interdisciplinar. Ao final, alunos produzem uma atividade para fechamento dos conteúdos.
  • 14

    Masterclasses

    Rodadas com 3 horas de duração com palestras temáticas com profissionais selecionados com experiência comprovada na área de concentração do curso, com o objetivo de consolidar conceitos e criar pontes de aplicação das teorias com o universo do trabalho. Cumprem, ainda, o papel de recurso promotor de networking profissional. Ao final de cada palestra, alunos produzem resenha crítica para fechamento dos conteúdos.
  • 15

    Plano de Desenvolvimento Individual

    Produção de plano com alinhamento entre as competências aprendidas no curso e sua aplicação para a vida profissional. Análise de seus pontos fortes e fracos em relação a disciplina e criação de estratégias para o aprimoramento das atividades profissionais.

Primeira parcela: R$99,00
+ 23 parcelas de R$150,00
+ 17 parcelas de R$190,00
+ 11 parcelas de R$280,00
+ 01 parcela de R$2.900,00

Corpo Docente

Team 1

Profª. Dra. Amanda Ramalho Vasques

Pós-doutorado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP, 2016). Pós-doutorado pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2012). Doutora em Ciências - Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2009)...

Team 2

Prof. Dr. Derson Lopes da Silva Junior

Doutor em Administração pela Unicamp e mestre em Administração pela FECAP. Vice-Presidente de P&D/e-Learning na Aspectum, Coordenador Geral de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e EAD na Faama; Coordenador do MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado no UNASP, Leader Partner na GOTT e Coordenador da Universidade Corporativa da APAC…

Team 3

Prof. Antônio Braga Moura Filho

Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Pós-Graduado em Terapia Familiar Sistêmica (CAIF 2002); Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNASP 2015); Graduado em Teologia (1984)...

Team 3

Prof. Matheus Leite de Campos

Doutor em Administração e Mestre em Engenharia de Produção e de Manufatura, ambos pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP. É docente em nível superior (graduação e pós) e possui dois cursos de extensão internacionais em Administração e Comércio Internacional, realizados nos EUA (South Bend, IN) e na Inglaterra (Nottingham, UK)...

Team 1

Profa. Ma. Anne Kathleen L. da Rocha

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Campinas e Mestra em Administração pela UNICAMP, 2019. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Martha Falcão, 2017. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, 2014. Profissional com conhecimentos em gerenciamento de projetos multidisciplinares como responsável pela parte comunicação em projetos e custos...

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