MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

Apresentação

Para o efetivo acompanhamento e o dinamismo necessário ao eficiente desenvolvimento das suas atividades, as pessoas que atuam nos setores de gestão financeira, controladoria, auditoria, contabilidade, administração orçamentária e áreas afins, necessitam de permanente capacitação e atualização, de modo que possam desenvolver com segurança suas atividades.

Todo o contexto de desenvolvimento organizacional é muito importante, visão, missão, valores e outros aspectos constroem o DNA de uma empresa. No entanto, se ela não for sustentável financeiramente e gerida de maneira eficiente e eficaz, todas essas declarações serão apenas sonhos. O MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria da FAAMA procura trazer as principais temáticas técnicas que podem preparar o gestor financeiro, complementando com as soft skills que auxiliarão em uma atuação mais impactante em sua liderança.

Objetivos

  • Aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados a gestão financeira, controladoria, auditoria, contabilidade, administração orçamentária e afins em modernos conceitos de gestão.

  • Oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão no âmbito econômico-financeiro.

  • Possibilitar aos participantes enfocarem os conceitos fundamentais de finanças sob um ponto de vista analítico e prático, considerando diferentes cenários econômicos.

Público-alvo

Profissionais de nível superior das áreas contábil, administrativa, econômica e financeira, que atuem ou desejam atuar no setor público, privado ou terceiro setor, além de profissionais de outras áreas que queiram desenvolver visão global da organização e busquem conhecimentos de gestão financeira.


Critérios de Seleção

O candidato deve apresentar à Secretaria Acadêmica da faculdade: currículo, diploma e histórico escolar de graduação. A seleção será feita através de análise de currículo, verificação do histórico escolar e entrevista quando necessário, respeitando o número de vagas explicitado em edital.


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Avaliação

A avaliação da aprendizagem é expressa por meio de notas de 0 (zero) a 10 (dez) com intervalo de 0,5 (meio ponto) e sendo 6 (seis) a nota mínima exigida para aprovação. A sistemática da avaliação envolve a consideração do aluno como um todo, avaliando o seu progresso, interesse e responsabilidade com a disciplina cursada.

Durante o curso, o aluno será submetido a um processo contínuo de avaliação em cada disciplina em diversas atividades tais como fóruns, pesquisas, questionários, provas, conforme estipulado pelos professores e resultando em sua nota final de cada disciplina.

A Coordenação do Curso também solicitará que seus alunos avaliem o programa em termos de sua coordenação, professores/tutores, atendimento administrativo, entre outros tópicos, através de um documento próprio de avaliação, cujos resultados servem de feedback para a melhoria e crescimento dos diversos setores da pós-graduação e da Instituição.
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Certificação

Para fins de certificação o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e demais exigências definidas no respectivo Projeto Pedagógico de Curso (PPC).


Organização Curricular

Ambientação em EAD (Carga horária: 24 horas)

Auditoria (Carga horária: 24 horas)

Análise das Demonstrações Financeiras (Carga horária: 24 horas)

Análise de Investimento (Carga horária: 24 horas)

Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito (Carga horária: 24 horas)

Compliance e Governança Corporativa (Carga horária: 24 horas)

Controladoria (Carga horária: 24 horas)

Gestão Estratégica de Custos (Carga horária: 24 horas)

Gestão Financeira e Orçamentária (Carga horária: 24 horas)

Liderança e Produtividade (Carga horária: 24 horas)

Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais (Carga horária: 24 horas)

Planejamento Estratégico (Carga horária: 24 horas)

Atividades de Aprendizagem (Carga horária: 72 horas)

Business Challenge

Masterclasses

Plano de Desenvolvimento Individual

Carga horária total: 360 horas

Ementas

  • 1

    Ambientação em EAD

    Conceito e histórico de Educação a Distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Formas de trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).. Ferramentas de navegação e busca. Métodos de estudo baseado na autonomia, interação e cooperação do aluno. Planejamento pessoal de estudos. Recursos de estudos digitais.
  • 2

    Auditoria

    Controles Internos: Natureza e Avaliação; Papeis de Trabalho; Procedimentos Básicos de Auditoria; Normas Brasileiras de Contabilidade da Auditoria Interna e Externa, Normas da CVM; Relatórios e Parecer e Lei Sarbanes-Oxley. Auditoria de Sistema de Informação.
  • 3

    Análise das Demonstrações Financeiras

    A disciplina será conduzida a partir de uma visão geral e fundamentos dos modelos de análise. Em seguida serão apresentados e discutidos os objetivos da análise financeira, usuários e ajustes das informações. Serão abordados aspectos sobre avaliação de tendências dos índices, liquidez, administração de passivos e ativos e desempenho operacional.
  • 4

    Análise de Investimentos

    Conceitos fundamentais de investimentos de capital. Critérios de análise de projetos de investimentos: payback, retorno contábil, VPL, TIR, IL. Risco e Retorno. Métodos de análise de projetos de investimentos sob condição de risco. Análise de oportunidades de investimento.

  • 5

    Autoconsciência, Espiritualidade e Propósito

    Autoconhecimento, Declaração de missão pessoal, Busca por Significado, Legado Pessoal. Perfil do líder que inspira confiança e credibilidade de seus liderados. Descobertas pessoais de propósito e missão no desenvolvimento de outros.
  • 6

    Compliance e Governança Corporativa

    Integração do compliance com os instrumentos de gestão da tecnologia e a utilização desse ferramental na empresa. Conceitos principais dos controles internos na empresa; conhecimento dos instrumentos de controles internos; Lei Sarbane-Oxley e Lei anti-lavagem de dinheiro. Fraude e corrupção nas empresas, avaliação dos controles internos e métodos a serem aplicados a cada uma das áreas nas empresas e de sua governança corporativa.
  • 7

    Controladoria

    Evolução da Contabilidade à Controladoria, discutindo-se a estrutura e o sentido do planejamento e controle. O processo e políticas para tomada de decisão. Utilização de sistemas de informação e o fornecimento de informações úteis ao processo de tomada de decisão.
  • 8

    Gestão Estratégica de Custos

    Conceitos básicos de custos. Classificação dos custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Departamentalização e rateio de custos. Custos de produção, centros de custos de apoio. Sistema de custeio por absorção. Sistema de custeio baseado em atividades (ABC). Definição de processos e atividades, direcionadores de custos. Custeio variável. Margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Formação do preço de venda: preço, margem e mark up. Impostos incidentes sobre o preço de venda.
  • 9

    Gestão Financeira e Orçamentária

    Estrutura e custo de capital das empresas. Alavancagem financeira e operacional. Demonstrativo de fluxo de caixa. Tomada de decisões através de informações contábeis. Legislação societária. Controle de Ciclo Operacional e Ciclo financeiro. Descrição de programa amplo de orçamento empresarial. Orçamento de vendas. Orçamento de produção. Orçamento de matérias-primas. Orçamento de mão de obra. Orçamento de despesas administrativas.
  • 10

    Liderança e Produtividade

    Análise da liderança em seus aspectos pessoal e organizacional, buscando compreender o papel do líder como indivíduo, sua produtividade, e seu desenvolvimento pessoal e profissional para a construção da confiança e credibilidade. Estudo do líder em seu papel de condução da equipe para a obtenção de resultados de maneira motivada e integrada.

  • 11

    Pesquisa Aplicada a Práticas Profissionais

    Conceito, desenvolvimento e ferramentas para estudos aplicados na pós-graduação. Exploração de casos práticos, elaboração de relatos técnicos e pesquisa científica nos seguintes temas: Desenvolvimento de líderes e gestores; Prática docente e profissional no contexto da evolução tecnológica; Métodos, técnicas e processos gerenciais e educacionais; Voluntariado, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor.
  • 12

    Planejamento Estratégico

    Competitividade empresarial. Planejamento operacional e estratégico. Orçamento de capitais, investimentos e operações. Etapas do planejamento estratégico. Competitividade empresarial e ameaças internas e externas. Avaliação do desempenho estratégico. Avaliação dos resultados e metas.
  • 13

    Business Challenge

    Apresentação e discussão crítica de casos de aplicação dos conceitos teóricos apreendidos nas disciplinas e nas masterclasses, conduzidos em metodologias próprias dos estudos de caso e mediados pelo coordenador do curso no papel de facilitador. Rodadas de discussão com estudantes intercursos para valorizar o pensamento sistêmico e ação interdisciplinar. Ao final, alunos produzem uma atividade para fechamento dos conteúdos.



  • 14

    Masterclasses

    Rodadas com 3 horas de duração com palestras temáticas com profissionais selecionados com experiência comprovada na área de concentração do curso, com o objetivo de consolidar conceitos e criar pontes de aplicação das teorias com o universo do trabalho. Cumprem, ainda, o papel de recurso promotor de networking profissional. Ao final de cada palestra, alunos produzem resenha crítica para fechamento dos conteúdos.
  • 15

    Plano de Desenvolvimento Individual

    Produção de plano com alinhamento entre as competências aprendidas no curso e sua aplicação para a vida profissional. Análise de seus pontos fortes e fracos em relação a disciplina e criação de estratégias para o aprimoramento das atividades profissionais.

Primeira parcela: R$99,00
+ 23 parcelas de R$150,00
+ 17 parcelas de R$190,00
+ 11 parcelas de R$280,00
+ 01 parcela de R$2.900,00

Corpo Docente

Team 1

Profª. Dra. Amanda Ramalho Vasques

Pós-doutorado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP, 2016). Pós-doutorado pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2012). Doutora em Ciências - Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2009)...

Team 2

Prof. Me. Walter Eclache da Silva

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor de ensino superior - Fatec Ferraz de Vasconcelos…

Team 3

Prof. Antônio Braga Moura Filho

Mestre em Ciências da Religião (UMESP); Pós-Graduado em Terapia Familiar Sistêmica (CAIF 2002); Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNASP 2015); Graduado em Teologia (1984)...

Team 3

Vanderleia de Souza da Silva

Doutoranda em Administração pela FCA/UNICAMP. Mestra em Engenharia de Produção e de Manufatura (2017) pela FCA/UNICAMP (Limeira/SP). Especialização em Engenharia de Produção (2015) pela UFRGS (Porto Alegre/RS)...

Team 1

Prof. Luis Fernando Rocha

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), Especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), e Mestrado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2007)...

Team 2

Prof. Dr. Derson Lopes da Silva Junior

Doutor em Administração pela Unicamp e mestre em Administração pela FECAP. Vice-Presidente de P&D/e-Learning na Aspectum, Coordenador Geral de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e EAD na Faama; Coordenador do MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado no UNASP, Leader Partner na GOTT e Coordenador da Universidade Corporativa da APAC…

Team 3

Prof. Eduardo Lopes Santos

Experiência de mais de 20 anos em organizações multinacionais como Alstom, Sanofi, Pfizer e Novartis atuando principalmente na área de recursos humanos, marketing e planejamento estratégico para toda América Latina. Doutorando em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas…

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